Baixo investimento e segurança: microfranquias são bola da vez no pós pandemia
Faturamento do setor tem variação positiva no 3º trimestre de 2021, em comparação ao mesmo período nos anos de 2019 e 2020
O mercado de franquias manteve no 3.º trimestre de 2021 sua trajetória de recuperação registrada nos trimestres anteriores, agora de forma mais estável e até superando levemente o desempenho do mesmo período de 2019.
Segundo estudo feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com a empresa de pesquisas AGP, o faturamento no 3.º trimestre de 2019 foi de R$ 47,203 bilhões, passou a R$ 43,954 bilhões no ano passado e chegou a R$ 47,385 bilhões de julho a setembro deste ano.
Mesmo durante a crise econômica desencadeada pela Covid-19, o movimento de abertura de microfranquias foi maior que o de fechamento. Segundo a ABF, que traz dados positivos, um levantamento apontou que foram abertas 3,5% das unidades nesse 3.º trimestre e fechadas 1,2%. O setor registrou crescimento de 9% no faturamento em 2021, tendo destaques os setores de Turismo e Hotelaria, Casa e Construção, e Saúde, Beleza e Bem-Estar e Alimentação.
Abaixo alguns exemplos de redes com baixo investimento e alta lucratividade para quem deseja empreender:
- Sonhagro — a partir R$ 15 mil
A missão da Sonhagro é simplificar os processos burocráticos nos financiamentos rurais, proporcionando agilidade, facilidade e comodidade para a vida dos clientes. O negócio tem como visão, ser referência no mercado de consultorias em crédito, auxiliando pessoas na realização de seus sonhos, transformando vidas de forma responsável. A Sonhagro tem 8 anos de mercado e está em 5 estados brasileiros, conhecida por ser a primeira franquia de crédito rural do Brasil. As vantagens de ser um franqueado incluem: suporte técnico em todas as etapas da unidade (contábil, jurídica, marketing, treinamento e gestão), fornecedores homologados e retorno rápido do capital investido.
Investimento: a partir de R$15.000
Faturamento médio: a partir de R$10.000
Prazo de retorno: entre 6 a 12 meses
Mais informações: https://www.sonhagro.com/
- Love Gifts — a partir de R$ 28 mil
Criada em 2014, a Love Gifts surgiu da ideia de montar uma loja com estilo próprio e oferecer muitas opções de presentes e decorações criativas para diversos públicos num só lugar. As lojas contam com um excelente mix de produtos e atendimento eficaz para agradar os gostos mais variados. A marca possui 3 modelos de negócios: Home Based para cidade com 30 mil habitantes, Loja Slim com área de 25m², ideal para shopping, lojas de rua e praças com população acima de 100 mil habitantes e Loja Smart, adequado para centros comerciais com mais de 200 mil habitantes, utiliza uma área de 40m².
Investimento inicial: R$ 28.000
Faturamento médio: a partir de R$ 15 mil
Prazo de retorno: 12 a 30 meses
Mais informações: https://franquialovegifts.com.br
- Seguralta — a partir de R$ 35 mil
Com mais de 50 anos de mercado, a Seguralta está presente em todo o país e possui 1.530 unidades operando em três modelos de negócio – home based, standard e basic. É a maior rede de franquias de Seguros no Brasil e a 9º maior franquia brasileira conforme ranking da Associação Brasileira de Franchising – ABF.
Investimento inicial: a partir de R$ 36.500
Faturamento médio: a partir de R$ 80.000
Prazo de retorno: 12 meses
Mais informações: www.seguralta.com.br
- Mary Help — a partir de R$ 32 mil
A Mary Help é a primeira franquia do Brasil a realizar a intermediação no serviço de diaristas. A gama de serviços oferecidos vai além das faxineiras, pois os clientes também podem agendar e contratar lavadeira, passadeira, cozinheira, copeira, cuidadores de idosos e até garçons e churrasqueiros para festas e eventos. O negócio aproxima quem precisa de prestadores de serviço a quem está apto a realizá-los, de maneira fácil e prática. Nas 124 unidades da rede são feitas em média 400 mil diárias por ano.
Investimento inicial: a partir de 32 mil reais
Faturamento médio: a partir de R$ 30.000,00
Prazo de retorno: 12 a 14 meses
Mais informações: http://www.maryhelp.com.br/home
- Espaço Make — a partir de R$89.990
Fundada durante a pandemia, a Espaço Make by Kelly Nogueira, chegou ao mercado para mudar o modo que as pessoas compram seus cosméticos. A preço popular, a rede que possui 20 unidades, comercializa diversos produtos ao preço fixo de R$10 reais, afinal, ser chique é ficar bonita gastando pouco.
Investimento inicial: a partir de R$89.990
Faturamento médio: R$ 80 mil
Prazo de retorno: 18 meses
Mais informações: https://www.instagram.com/espacomakeoficial/