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Marketing de influência: peça chave para vendas no ecommerce

E-commerce Trends 2024 mostra que o maior público influenciado são mulheres jovens, da Geração Z, uma geração nativa digitalmente

Marketing

Agosto de 2023 – O marketing de influenciadores de comércio eletrônico não é mais uma tendência – é uma estratégia de marketing sólida que veio para ficar. Dados do E-commerce Trends 2024 mostram que 41% dos consumidores online já realizaram uma compra de produtos por causa de influenciadores nas redes sociais.

Rodrigo Ricco, fundador e Diretor Geral da Octadesk, conta que blogueiros, criadores de conteúdo, influenciadores e estrelas do YouTube e TikTok podem ajudar a aumentar a visibilidade da sua marca e impulsionar as vendas. “Estes profissionais conseguem cativar, convencer e motivar os seus seguidores a experimentarem novos produtos e serviços.

O grande diferencial é que ele é, em outros formatos, uma prova social. Sabe aquele momento em que você está assistindo a um vídeo e o seu YouTuber favorito fala: “galera, vocês precisam conferir esse produto incrível que eu encontrei”?, eles se tornaram verdadeiros formadores de opinião com uma legião de seguidores que usam determinado produto com base nas recomendações, muitas vezes vinculando esa indicação à qualidade do produto ou serviço que está sendo recomendado”, destaca.

A pesquisa ainda afirma que o maior público influenciado são mulheres jovens na faixa de 16 a 29 anos, em sua maioria Geração Z, uma geração nativa digitalmente e revela  que entre as redes mais utilizadas para assistir o influenciador favorito, o Instagram é referência com 80%. Em segundo lugar está o Youtube com 42% e logo em seguida o Facebook 27%. O TikTok se manteve na mesma posição do ano passado com o quarto lugar com 16%. 

Ricco conta que o marketing de influência surgiu como uma estratégia poderosa no comércio digital, proporcionando às empresas a oportunidade de impulsionar as vendas e aumentar o reconhecimento da marca. “No mundo cada vez mais digital, esta abordagem está substituindo o tradicional boca a boca. Ao associar-se a influenciadores relevantes para o nicho do seu e-commerce, é possível alcançar um público que pode não estar ciente da existência da marca.

Os influenciadores já construíram um público fiel e comprometido, e essa base de seguidores está mais inclinada a confiar nas recomendações e avaliações dessas personalidades. Ao aproveitar essa confiança, um e-commerce pode aumentar sua exposição de maneira exponencial, alcançando novos clientes de maneira autêntica e impactante”, ressalta.

O Relatório Influenciadores Digitais, destaca que três a cada quatro internautas seguem influenciadores nas redes sociais e ainda mostra o top 10 dos produtos mais comprados por influência, destacando: roupas (26%), cosméticos (25%), cursos/conteúdo educacional (22%), livros (21%), maquiagem (20%), alimentos e bebidas (17%), celulares (14%), aplicativos de celular (12%), sapatos (12%) e pacotes de viagens (12%).

“Tanto no online quanto offline, os consumidores recorrem às pessoas em quem confiam para ajudá-las a tomarem as melhores decisões de compra. O marketing de influência funciona exatamente dessa forma e permite que as empresas se conectem com seu público-alvo de uma maneira mais pessoal”, finaliza Rodrigo.

Sobre a Octadesk

A Octadesk, uma empresa Locaweb Company, é a plataforma de atendimento para vendas e pós-vendas, que foi reconhecida como uma das 20 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Innovative Workplaces 2023, do MIT Technology Review, e como uma das empresas de SaaS (Software como Serviço) que mais crescem no mundo pela revista internacional LATKA.

Fundada em 2015 por Rodrigo Ricco e Leandro Ueda, a empresa foi incorporada à Locaweb Company em 2021 e é a única plataforma 100% nacional que permite às empresas melhorarem o atendimento ao cliente. Assim, é possível conectar as áreas do negócio e unificar múltiplos canais de atendimento, como WhatsApp, Redes Sociais e chat do site, em um só lugar.

Essa integração proporciona aos gestores um melhor controle da equipe e aos consumidores uma boa experiência de compra. Atualmente, a plataforma  gerencia mais de quatro milhões de mensagens por dia entre empresas e clientes, evidenciando a confiança depositada na Octadesk como solução para atendimento eficiente e de alta qualidade.

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