/* */

Franqueado precisa ser bom vendedor? Fernando Felizardo, da MicroPro de Limeira, aposta em seu diferencial ao se tornar sócio do franqueador na escola-piloto da rede

O franqueado, que tem grande aptidão para vendas e comunicação, fez carreira na escola da qual hoje é sócio e mantém um hobby: um programa de rádio na cidade em que vive

De segunda a sexta-feira, das 6h às 8h, Fernando Felizardo, franqueado da MicroPro Desenvolvimento Profissional e Pessoal, tem um compromisso fora da escola: ele comanda um programa de rádio numa emissora local, em Limeira (SP), cidade onde vive e trabalha. “Esse é meu hobby. Tenho facilidade com comunicação e já atuei na área, da qual gosto muito”, diz.

Mas, essa não é a única aptidão do jovem empreendedor, de apenas 35 anos. Ele é realmente muito bom em vendas, uma característica importantíssima para quem quer ter uma franquia de sucesso. “Sempre gostei da área, mas após trabalhar por um ano como atendente de telemarketing na MicroPro de Americana, fui convidado para ser assessor comercial em Limeira. Tempos depois, fui promovido a gerente comercial de toda a rede, cargo no qual permaneci por alguns anos”, lembra.

Felizardo tem um jeito bastante dinâmico de trabalhar e conseguiu implantar metodologias de vendas importantes para a rede MicroPro. “Uma delas foi a ‘Vendedores de Sucesso’, que tem, inclusive, página nas redes sociais, premiações, convenções, congressos e reuniões regionais. Eu consegui fazer com que as equipes comerciais conversassem entre si. Fiz disputas saudáveis entre as equipes. Deu muito certo para os negócios da marca, com recordes de matrículas”, orgulha-se.

Em 2017, ele foi promovido a diretor da MicroPro Limeira, a escola-piloto da rede (aquela na qual outros franqueados são treinados e na qual acontecem lançamentos de produtos, por exemplo). “Eu não cogitava me tornar franqueado, até que vi que outros diretores tiveram essa oportunidade e comecei a também me achar candidato a uma franquia. Conversei com o Fábio Affonso, franqueador, e ele me ofereceu sociedade justamente na escola em que eu já era diretor. Então, preparei-me para um grande desafio: o de ampliar o número de alunos da escola da qual eu seria sócio”, recorda.

E assim aconteceu. Hoje, a MicroPro Limeira tem 600 alunos e 16 colaboradores, crescendo dia a dia. A escola de Limeira coleciona mais de 30 prêmios e tem um ótimo relacionamento com a cidade, popularidade que chegou à Câmara Municipal da localidade. Em breve, o franqueado receberá uma Moção de Aplausos na casa do legislativo. O reconhecimento se deve ao trabalho de cunho social desenvolvido por ele dentro da escola de Limeira. “É um feito para uma escola da rede. Acho que, no ramo de escolas profissionalizantes, é a primeira vez que alguém conquista uma Moção de Aplausos. Distribuímos bolsas de estudos para pessoas em situação de vulnerabilidade, em cursos como os de Inglês, Informática da Melhor Idade, Informática Kids e Gestor Administrativo. Alguns chegam a estudar gratuitamente em cursos que duram dois anos. No ano passado, por exemplo, nós fizemos uma campanha diferente: eu pedi para cada funcionário indicar uma pessoa carente de sua comunidade para estudar gratuitamente na escola. Então, oferecemos cursos de dois anos, com uniforme e material também inclusos. Este cunho social tem que estar sempre presente, mesmo que a empresa seja privada”.

Unindo talento para vendas, boa comunicação e trabalho social, o franqueado ainda tem muito a crescer. “A ideia e potencializar o uso total da escola, que ainda tem espaço para receber alunos, e desenvolver parcerias. Estamos abertos a boas propostas, sempre”, finaliza.

Sobre a MicroPro Desenvolvimento Profissional e Comportamental

Nascida em 2005, a partir da experiência dos empreendedores Fábio Affonso e Anderson Siqueira, a MicroPro Desenvolvimento Profissional e Comportamental oferece mais de 20 cursos de qualificação profissional: Profissional Administrativo Tecnológico; Games e Design; Analista de Suporte Técnico; Gestão Administrativa; Editor de Vídeos; Webdesigner; Marketing Digital; Programador Web; Youtuber; Gestão Comercial e Marketing; Secretariado; Gerente de Hotelaria e Turismo; Assistente de Refinaria e Mineração; Designer de Games; Gestão de Recursos Humanos; Kids (Mini Gênio); Informática Profissional Full; Atendente de Farmácia; Informática Profissional; Inglês Profissional; Terceira Idade e Vip, entre outros.

Tem como grande destaque o programa CoachingMax, o primeiro programa de coaching para jovens ministrado em uma rede de franquias de qualificação profissional, que é oferecido a todos os alunos da rede, em conjunto com qualquer curso. Esse diferencial faz parte de um projeto pessoal de Fábio Affonso, franqueador e fundador da marca, de mudar vidas pela Educação.