/* */

Advogado trocou o Direito pelo amor ao esporte e fundou a maior rede de suplementos alimentares da América Latina

Paulo César Fernandes enfrentou o desafio de mudar de carreira radicalmente e apostou no potencial do mercado de suplementação. Hoje, é sócio da Dr. Shape, marca que leva o apelido que ele mesmo ganhou há mais de 20 anos e conta com mais de 70 franquias pelo Brasil

“Eu estudo e consumo suplementos desde o tempo em que estes produtos eram vendidos em uma espécie ambiente underground, quase que de forma marginalizada, em sacolas pretas, como se fosse errado de se consumir”. Com essa lembrança, Paulo César Fernandes, de 54 anos, conta como começou, há mais de 30 anos, a conhecer melhor o mundo da suplementação alimentar. O então advogado sempre foi um apaixonado por esportes e tinha nessa prática muito mais que um hobby. “Eu levava um estilo de vida totalmente voltado ao esporte e pensava muito em trabalhar na área. Mas era formado em Direito e isso também pesava, porque mudar radicalmente de carreira não é fácil”, recorda.

Em 2002, entretanto, Fernandes decidiu que era hora de largar os 15 anos de advocacia e deixar a insatisfação profissional de lado. “Eu praticava musculação, futebol, judô e bike, sempre com suplementação. E vi que poderia começar a mudar aquele cenário underground da venda de suplementos porque via potencial imenso naquele mercado, já que não tínhamos grandes competidores. Era um setor em franco crescimento, mas não aberto a todo tipo de consumidor”, diz.

Com uma proposta completamente nova, surgiu a primeira loja Dr. Shape, em 2002, bem no Centro da capital paulista. Fernandes apostou no conceito de saúde e nutrição, em um ambiente clean, amplo e nada escondido. “Eu implantei a primeira loja num local com grande fluxo de pedestres, que passavam ali para trabalhar. E coloquei apenas vendedoras do sexo feminino, já que nas lojas concorrentes só havia homens bombados trabalhando. Também apostei num mix variado, com artigos esportivos dentre os produtos”.

Com esses diferenciais, a loja e o próprio empreendedor foram ficando cada vez mais conhecidos – até que o proprietário ganhou o apelido de Dr. Shape. “Pois é, essa brincadeira me acompanha até hoje!”, diverte-se o empresário.

Franquias

Enquanto Fernandes administrava a única loja da Dr. Shape, no Centro de São Paulo, as demandas foram surgindo. Pela localização, a unidade atendia muitas pessoas que trabalhavam no bairro, mas perdia os clientes quando eles mudavam de emprego. E, então, um site para a venda dos produtos surgiu em meados de 2007.

Em 2012, o empresário conheceu o Grupo Kalaes – tradicional holding de franquias brasileira – e aceitou como sócios Felipe e Roberto Kalaes, que formataram a franquia Dr. Shape. E, após dez anos franqueando, a marca ultrapassou as 70 unidades franqueadas, instaladas por todo o Brasil.  “Eu não imaginava que teria uma rede. De início, o que eu queria era ter uma loja que fizesse eu me realizar com meu trabalho e seguir a minha vida. Mas o negócio deu muito certo. Ainda na primeira loja, muitas pessoas pediam para eu abrir outras unidades ou até mesmo se ofereciam para ser franqueadas. Quando apareceu a possibilidade dessa sociedade com o grupo Kalaes, a ampliação foi certa”, relembra Fernandes.

Atualmente, a função de Fernandes na Dr. Shape é totalmente voltada aos franqueados, na prestação de suporte à rede.  “Atuo como Diretor de Produtos, sendo responsável pela curadoria do que será comercializado nas franquias. Além disso, planejo a expansão das linhas exclusivas – que, atualmente, são três, de marca Dr. Shape, The One e Iconic Nutrition – e lido diretamente na capacitação de franqueados e equipes”, relata.

E, para manter a rede atualizada, ele ainda participa de cursos de nutrição esportiva e treinamentos em fábricas, visita feitas de suplementos no Brasil e no exterior e busca sempre atualizar o conhecimento técnico e teórico sobre produtos e tendências.

Solidariedade

Além do trabalho que desempenha na Dr. Shape, Fernandes é também presidente de uma ONG, a Banho Solidário. Ele atuou na criação do projeto, que surgiu em 2019. Na ação, um trailer adaptado é composto por dois chuveiros de água quente e é levado para diferentes praças da cidade de São Paulo.

A ideia é que pessoas em situação de rua possam tomar banho, fazer a barba, colocar uma roupa limpa e comer, tudo por conta da ONG. Durante a pandemia, foram mais de 2 mil banhos realizados e mais de 15 mil peças de roupas doadas.

“Esse é um projeto que me dá muito prazer, porque eu consigo levar um pouco do empreendedorismo para o voluntariado, para que possamos ajudar o maior número de pessoas possível. Isso é muito importante para mim e nós fazemos um trabalho que sabemos que é muito necessário para essas pessoas”, finaliza.

Sobre a Dr. Shape

A Dr. Shape é a maior rede de franquias de lojas de suplementos alimentares e artigos esportivos da América Latina. Possui mais de 70 lojas instaladas em 18 estados brasileiros. A marca está comemorando 20 anos de mercado em 2022, sendo dez deles como franqueadora.

As lojas Dr. Shape comercializam um mix completo de suplementos alimentares, produtos naturais, itens para alimentação saudável, vestuário fitness e artigos esportivos. Além disso, a Dr. Shape possui vitaminas e suplementos exclusivos, de alta qualidade, procedência garantida, autorizados pela Anvisa, compostos pelas melhores matérias-primas do mercado e referenciados por seus clientes.

A Dr. Shape é uma franqueadora. Para fazer parte da marca, o investimento necessário varia entre R$ 200 mil e R$ 350 mil. As lojas podem contar com a clínica de emagrecimento Viva na Medida, um espaço dedicado a quem deseja realizar tratamentos estéticos e voltados ao emagrecimento, com a apoio nutricional e que conta com equipamentos de última geração para a obtenção de resultados.

Para saber mais sobre o negócio, acesse o site: franquia.drshapefranquias.com.br.

Informações para a imprensa

Uapê Comunicação

Simone Valente – (11) 97666-7022 – simone@uapecomunicacao.com.br