Franquias home office são boas opções, mas é preciso evitar as armadilhas de se trabalhar em casa
Especialista aponta possíveis erros na gestão do negócio
As franquias home office se tornaram boas opções para aqueles que buscam empreender sem precisar investir altos valores. São diversas marcas que oferecem seus produtos e serviços para quem deseja ter o próprio negócio trabalhando de casa, além é claro de proporcionar expertise de uma marca já reconhecida no mercado e bem estruturada.
Economia com aluguel de ponto comercial, não ter custo com manutenção do ponto, não ter funcionários e poder adequar o tempo destinado ao trabalho conforme as necessidades são alguns dos destaques para o formato que chama atenção do empreendedor, porém o que muitos não sabem é que ter a empresa dentro de casa pode ser tornar um verdadeiro pesadelo, caso a gestão do negócio seja misturada com a pessoal.
O especialista em finanças, Renan Kaminski, sócio-fundador da 4blue, consultoria voltada para pequenos, médios e microempreendedores, lista erros que devem ser evitados para aqueles que desejam seguir com uma franquia home office.
- Misturar as contas da empresa com as contas da casa. Toda empresa, por menor que seja, precisa ter uma gestão séria, por isso gastos pessoais não devem ser pagos com o dinheiro de caixa. O dinheiro que entra pelos serviços ou produtos comercializados pelo negócio deve ser mantido na empresa. O dono precisa ter em mente que é necessário estipular um salário, onde ele arcará com seus gastos pessoais.
- Não separar gastos com consumo de energia elétrica, água, internet e tudo que é utilizado tanto para a casa como para o funcionamento do negócio. É preciso dividir tais despesas para que nenhuma das partes assuma os custos da outra. O controle das movimentações monetárias da empresa é fundamental para conquistar o sucesso.
- Evitar planejamento e meta também se configura como um desmotivador. O empresário tem que se programar e entender aonde quer chegar. As metas são importantes para manter a busca pelos objetivos sempre ativas, criando comprometimento com o negócio.
- Não estipular uma rotina afeta muito o desempenho. O empreendedor precisa saber que durante um determinado tempo do dia precisa se dedicar ao trabalho com foco, pois é mais fácil se dispersar quando se está em casa.
- Trabalhar em excesso é um desperdício de tempo e saúde. Ao mesmo tempo que é fácil se dispersar trabalhando de casa, é muito fácil também querer resolver as tarefas de uma semana em um só dia. O exagero de horas trabalhadas afeta a produtividade, como também a saúde física e mental. É preciso haver equilíbrio entre trabalho, descanso e lazer.
Sobrea 4blue:
Empresa que desde 2009 presta consultoria e treinamento financeiro para pequenas empresas de todo o Brasil, além de outros serviços estratégicos e empresariais. A 4blue atualmente é referência em gestão financeira para empreendedores.