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Líder no mercado, Atlas reposiciona sua marca

Com o conceito Atlas Pintura, Construção e Casa, indústria gaúcha acompanha dinâmica do mercado, vislumbra a diversificação de produtos e entrada em novos deals

Atlas

Líder no mercado brasileiro, com 60% do share e presença em 72% das lojas de materiais de construção – são 92 mil pontos de venda –, a Atlas construiu uma sólida reputação ao longo de 57 anos. Agora, para acompanhar a dinâmica do mercado e vislumbrando a diversificação de produtos, assim como a entrada em novos deals, decidiu fazer o reposicionamento da marca.

Para isso criou o conceito Atlas Pintura, Construção e Casa. “É uma mudança de percepção muito grande. São duas avenidas, dois grandes focos do negócio que serão trabalhados nas vertentes pintura/construção e casa”, relata Márcio Atz, diretor geral da Atlas, indústria gaúcha que faz parte da holding InBetta, com matriz em Esteio.

Com a estratégia de desmesclar os negócios, a linha Primafer, criada em 1973 e incorporada pela Atlas em 2018, será gradativamente descontinuada. Mas, conforme o executivo, tudo será feito sem pressa e muito menos afobação.

“A Primafer deixará de ser utilizada nos produtos e na comunicação visual da empresa, dando espaço a Atlas Casa que abarcará todos os produtos para melhorias da casa e para tornar o dia a dia mais prático dos consumidores”, comenta Atz.

O prazo para essa linha deixar de existir já está calculado: em um ano e meio os estoques de embalagens desses produtos devem estar completamente atualizados com o novo reposicionamento. Já os produtos voltados a pintores, pedreiros, gesseiros, hidráulicos, por exemplo, ficam na Atlas Pintura e Construção.

Delimitação

Com o reposicionamento da marca, a Atlas passa a delimitar o que se relaciona com o profissional e o que se relaciona com quem equipa, decora, organiza a casa. A Atlas Casa conta, inicialmente, com 440 itens, volume que deve ganhar novos números em breve.

“Anualmente, a empresa lança mais de 80 produtos. De forma orgânica, analisando o mercado devemos aumentar o portfólio de produtos”, explica o diretor. Já a Atlas Pintura e Construção abrange um universo de mais de mil itens.

Para Atz, o novo reposicionamento da marca vai simplificar a gestão nos pontos de venda, racionalizar os recursos de marketing, mas principalmente a relação com o consumidor, que encontrará a marca com tonalidades em um azul mais leve e com o apelo “Casa bonita´é casa do seu jeito”, enquanto a Atlas Pintura e Construção manterá o tom azul mais escuro, cor que já é reconhecida no mercado.

Com a segmentação dos produtos, também se abre a possibilidade de abertura de novas unidades fabris, a exemplo da fábrica de assentos sanitários inaugurada em 2022 no parque industrial em Esteio e com capacidade produtiva de 400 mil peças/mês. “Deverão vir outros segmentos que tenham sinergias com a nossa manufatura.”

Sobre a ATLAS

Desde o início de suas atividades, em 1966, a Atlas é referência em ferramentas para pintura, construção e casa. Com sede em Esteio, a empresa que faz parte da holding InBetta, vem diversificando as linhas de produção. Fabricação de assentos sanitários e máquinas elétricas (Linha Powertech) são algumas das inovações que entraram nas esteiras de produção no ano passado. Em números, a empresa tem mais de 1,3 mil produtos em seu portfólio, sendo o carro chefe das vendas o Rolo AntiGota (AT321/10), com mais de 3 milhões de peças vendidas/ano. Manufatura que deve gerar um crescimento na ordem de 6% neste ano, o incremento mais tímido que nos anos 2020 e 2021 (19%) se deve às incertezas econômicas no Brasil e no mundo.

Com uma planta fabril de 40 mil m2 em Esteio/RS (550 colaboradores) e de 30 mil m2 em Paulista/PE (350 colaboradores), e centros de distribuição (RS, SP e PE), a Atlas exporta para mais de 50 países da América do Sul e América Central, além de alguns países na América do Norte, Europa e África. Embarques que representam 10% do faturamento da Atlas e da InBetta – reúne 9 marcas nos segmentos de Higiene e Limpeza, Organização, Conservação, Acabamento e Linha Profissional, com uma produção de cerca de 50 milhões de unidades por mês, comercializados em todo o Brasil e exportados também para mais de 50 países. 

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